Bem Vindos

"O jornalismo é, antes de tudo e sobretudo, a prática diária da inteligência e o exercício cotidiano do caráter".

Cláudio Abramo

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Oi Galera

Gente, ultimamente não tenho feito postagens, pois meu tempo tá super corrido. Sabem como é, né ?!? Vou me formar no final do ano, tô fazendo meu TCC, estagiando e sem tempo para postar. Mas em breve volto com novidades para vocês !

sexta-feira, 3 de junho de 2011

OS NÚCLEOS DE MEDIAÇÃO DA JUREMA E PARANGABA IMPULSIONAM A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA COMUNIDADE

Por Camila Albuquerque

Em comemoração ao dia do meio ambiente, 5 de junho, os Núcleos de Mediação Comunitária da Jurema e Parangaba se anteciparam e promoveram, durante essa semana, palestras sobre educação ambiental para a comunidade.

A primeira palestra foi proferida pelo coordenador de fiscalização e controle da Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano (SEMAM), Alan Arrais, no Núcleo da Jurema, supervisionado por Conceição de Oliveira, no dia 01 de junho.

Já o segundo evento foi realizado no Núcleo da Parangaba, no dia 03 de junho, e teve a participação do Secretário Estevão Romcy, da Secretaria Executiva Regional IV (SER IV), e do Secretário da SEMAM, Deodato Ramalho.

O principal objetivo das palestras foi conscientizar as comunidades da Jurema e Parangaba sobre atitudes individuais em prol do meio ambiente.

A supervisora do Núcleo da Parangaba, Ana Karine Miranda , citou seu exemplo: “eu já estou separando o lixo da minha casa. Reservei uma lixeira para lixo seco e outra para lixo úmido.” explicou ela.

Os eventos foram encerrados com a entrega de kits de coleta seletiva a cada Núcleo de Mediação, visando que as comunidades sigam esse exemplo e separem seu lixo.

Secretário Estevão Romcy palestra para comunidade de Parangaba
Dr. Edson Landim explica a moradora da Jurema o que é lixo seco

segunda-feira, 30 de maio de 2011

OS NÚCLEOS DE JUSTIÇA COMUNITÁRIA DA MESSEJANA E DO PIRAMBU DISCUTEM QUESTÕES AMBIENTAIS

Preocupados com a degradação ambiental, os Núcleos de Justiça Comunitária da Messejana e do Pirambu alertaram a comunidade para os danos que o lixo causa no meio ambiente.

O alerta foi feito através de uma palestra, nos dias 25 e 27 de maio, sobre educação ambiental, ministradas pelo secretário e pelo coordenador da área de fiscalização da Secretaria do Meio Ambiente e Controle Urbano (SEMAM), Deodato Ramalho e Alan Arrais.

O Núcleo da Messejana contou com a participação ativa dos recicladores do bairro, que já possuem uma parceria com o Núcleo na arrecadação de produtos para reciclagem.

Já no Núcleo do Pirambu, a comunidade debateu  com   o  secretário da  SEMAM  as questões sobre lixo  nos  canteiros das  ruas, poda de árvores e plantio de mudas para criação de áreas verdes no Pirambu.

O objetivo das palestras foi implantar nas comunidades a semente da educação ambiental. “Os pais devem incentivar desde cedo seus filhos a cuidarem melhor do lixo, a fim de se ter, no futuro, um meio ambiente mais saudável”, foi a mensagem deixada por Alan Arrais ao Núcleo da Messejana.

Além disso, cada Núcleo recebeu seu kit de coleta seletiva, divididos em lixo seco e lixo úmido.


Secretário da SEMAM explicando o processo de reciclagem aos moradores do Pirambu


Matéria e Foto : Camila Albuquerque

quarta-feira, 25 de maio de 2011

O documentário cearense 'Babauparatodos' concorrerá no II Festival JeriDigital

Carlos Normando recebendo troféu no 17º CineCeará
pelo documentário Lolô S.A
Será realizado de 15 a 21 de junho o II Festival de Jericoacoara - Cinema Digital, também conhecido como JeriDigital. O evento acontece anualmente na Vila de Jericoacoara, no litoral do município de Jijoca de Jericoacoara, no Estado do Ceará, Brasil.

Para concorrer aos prêmios do Festival foram escolhidas obras audiovisuais brasileiras com duração máxima de 15(quinze) minutos, produzidas em tecnologia digital. O documentário cearense 'Babauparatodos' foi um dos escolhidos entre as 218 obras inscritas na mostra.

O Babauparatodos conta a história de Francisco Raiumundo de Souza, mais conhecido como Babau do Pandeiro, um artista peculiar de Fortaleza que sai vendendo seus cds pela cidade. Os maiores sucessos de Babau são as marchinhas "Bebe água galinha" e "bota a caba pá berrá". O autor do documentário, Carlos Normando, ficou super feliz em saber que sua obra concorrerá no festival. "Estou comemorando por Babauparatodos está no JeriDigital. Além dele, outros documentários cearenses estão na disputa", explicou Normando.

O evento deste ano contará com uma Mostra Especial de Cinema Ambiental e com oficinas de cinema digital. Também prestará homenagens ao cineasta Nelson Pereira dos Santos, que tem presença confirmada no evento.


O lançamento oficial do Festival de Jericoacoara – Cinema Digital acontecerá em Fortaleza, dia 31 de maio, às 19h, no Cineclube Avenida (Avenida Shopping, na Av. Dom Luís, 300, 1º Subsolo).

Além do JeriDigital, o 'Babauparatodos' participará este ano do 8º Festival de Cinema de Maringá - Maringá-PR e 21º CineCeará - Mostra Olhar do Ceará.


PREMIAÇÕES DO JERIDIGITAL

Os ganhadores do Festival receberão troféus e premiações em dinheiro, no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) cada, além de menções honrosas. As obras serão escolhidas de acordo com as seguintes categorias: FICÇÃO, DOCUMENTÁRIO, ANIMAÇÃO E EXPERIMENTAL.


Os troféus serão concedidos a: melhor filme, melhor direção, melhor roteiro, melhor fotografia, melhor trilha sonora original, melhor direção de arte, melhor ator e melhor atriz.


CEARÁ NA COMPETIÇÃO


O OUTRO LADO DE CURRAL VELHO , Philipe Ribeiro – Acaraú-CE – 5 – doc
PASSAGEIRO PAU DE ARARA , Bruno Monteiro – Tauá –CE – 10’ – fic
A PÉ PA BICA , Emias Oliveira e T. Henrique – Tab. Do Norte –CE – 15’- doc
MATO ALTO – PEDRA POR PEDRA, Arthur Leite – Quixeré –CE – 15’-doc
FEIRA DA FANTASIA , Talvanes Moura – Limoeiro –CE – 10’25”- anim
ASCENSORISTA DO GENERAL , Coletiva – Fortaleza-CE- 6’57”- doc
O LADO NEGRO DA LUA, Yargo Gurjão – Fortaleza-CE – 6’15”-Exp
ÁGUA PRA QUE TE QUERO, Nívea Uchoa – Juazeiro-CE – 14’38” -doc
BABAUPARATODOS, Carlos Normando- Fortaleza-CE – 15’- doc
BRINCANTES FÚNEBRES, Bruno Xavier – Fortaleza-CE- 6’58”- doc
INTERURBANOS, Amanda Katiele – Fortaleza-CE- 6’- doc
DEVER CUMPRIDO, Célia Gurgel- Fortaleza-Ce- 14’- Fic
IMPERMANÊNCIAS, Francisco Flor – Guaramiranga-CE- 2’20”- exp

Camila Albuquerque


Mais informações pelo site: http://www.jeridigital.com.br/




terça-feira, 24 de maio de 2011

Selo zerocarbon, você sabe o que é ?

O  selo  zerocarbon  foi  especialmente  desenvolvido  pela  Pureatmospherebrasil  para  empresas, produtos ou serviços que tiverem as suas emissões de gases de efeito estufa (GEE) compensadas por meio do nosso programa de reflorestamento.

O principal compromisso da Pureatmospherebrasil é reduzir e compensar as emissões de GEE  liberadas por atividades humanas com o plantio direto de árvores em nascentes, matas ciliares e matas de caatinga que estão a espera de reflorestamento. Isto ocorre durante o processo de crescimento vegetal onde as árvores  absorvem  carbono  da  atmosfera  e  ajudam  na  preservação  do  solo,  da  água  e  dos ecossistemas.

O principal objetivo da Pureatmospherebrasil é fazer da sustentabilidade um grande diferencial competitivo e levar as empresas a lucrarem com um mercado cada vez mais consciente.


Informações - http://www.pureatmospherebrasil.com/

Fonte
Ávila Capibaribe, M.Sc
CEO ‐ Pureatmospherebrasil
Consultor em Sustentabilidade
avila@pureatmospherebrasil.com

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Secretário da SEMAM profere palestra sobre Educação Ambiental no Bom Jardim

Na manhã desta sexta-feira (20), no Núcleo de Justiça Comunitária (NJC) do bairro Bom Jardim, o secretário Deodato Ramalho, da Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano (SEMAM),  proferiu uma palestra sobre Educação Ambiental.

Estavam presentes no evento o coordenador dos Núcleos de Mediação e de Justiça Comunitária, Francisco Edson de Sousa Landim, os moradores da comunidade, funcionários da Cagece, mediadores e equipe técnica do NJC.

O motivo principal para realização da palestra foi a entrega de um kit de coleta seletiva de lixo ao Núcleo do Bom Jardim, a fim de alertar a comunidade para a questão da reciclagem. O secretário da SEMAM explicou sobre os três R's (erres) do consumo consciente: reduzir, reutilizar e reciclar, advertindo que a ideia é diminuir a quantidade de lixo para se reduzir o impacto ao meio ambiente.





FOTOS: CAMILA ALBUQUERQUE
MATÉRIA: CAMILA ALBUQUERQUE



quinta-feira, 19 de maio de 2011

Núcleo de Mediação da Barra do Ceará recebe kit de coleta seletiva


Nesta quarta-feira, 18 de maio, o Núcleo de Mediação da Barra do Ceará, supervisionado por Jucileide Cronemberger,  recebeu das mãos do coordenador de fiscalização e controle da Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano (SEMAM), Alan Arrais, o kit de coleta seletiva de lixo.

O evento contou com a participação dos mediadores do Núcleo e dos moradores da comunidade. Além disso, o coordenador dos Núcleos de Mediação, Francisco Edson de Sousa Landim, deu início a uma palestra sobre Educação Ambiental e em seguida passou a palavra a Alan Arrais, que explicou como deve ser feita a seleção do lixo em casa e a importância da reciclagem.

A moradora da Barra do Ceará Antônia Holanda disse que sempre faz a seleção do seu lixo e tenta aproveitar o máximo dos alimentos. "Da casca do maracujá eu faço uma farinha que serve para equilibrar o organismo. Lá em casa, nós aproveitamos quase tudo", explicou ela.

Além da entrega do kit de coleta seletiva, a supervisora do Núcleo preparou uma surpresa para os participantes. Jucileide entregou um saquinho contendo um copo de plástico não-descartável a cada um que compareceu ao evento. O objetivo dela  foi fazer um alerta sobre o uso abusivo de descartáveis que levam anos para se decompor.

             GEDC0476        GEDC0472 
            Jucileide entrega copo a Alan Arrais               Entrega do kit de coleta seletiva      

Foto: Camila Albuquerque
Matéria: Camila Albuquerque

sexta-feira, 11 de março de 2011

Terremoto e tsunami matam mais de 1.000 no Japão

Por Chisa Fujioka e Elaine Lies

TÓQUIO (Reuters) – O maior terremoto já ocorrido no Japão em 140 anos de medições atingiu na tarde desta sexta-feira (madrugada no Brasil) a costa nordeste do arquipélago, provocando uma onda de dez metros de altura que varreu tudo em seu caminho, incluindo casas, navios, carros e estruturas agrícolas.

Mais de 1.000 pessoas morreram na tragédia, de acordo com a mídia japonesa. Aparentemente, as pessoas morreram afogadas. A dimensão dos danos ao longo de uma extensa faixa costeira e o grande número de desaparecidos indicam que o número de mortos pode aumentar.

Milhares de moradores foram retirados de uma área perto de uma usina nuclear na localidade de Fukushima, a norte de Tóquio, por temores de um vazamento radioativo. Autoridades disseram, no entanto, que o sistema de resfriamento não estava em nível crítico.

Ressaltando a gravidade da preocupação com a usina, a Força Aérea dos EUA entregou líquido resfriador na instalação nuclear, informou a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton.

Um alerta de tsunami foi emitido ao longo do oceano Pacífico, mas países populosos da região como Taiwan, Austrália e Nova Zelândia já suspenderam o alerta.

Por causa do tsunami, a população japonesa foi orientada a fugir de áreas costeiras para terrenos mais elevados.

Foram registrados incêndios em pelo menos 80 lugares, segundo a agência de notícias Kyodo.

Mesmo para um país acostumado a terremotos, a devastação era impressionante.

“Eu fiquei apavorado e ainda estou com medo”, disse Hidekatsu Hata, 36 anos, gerente de um restaurante no bairro de Akasaka, em Tóquio. “Eu nunca vivi um terremoto dessa magnitude antes.”

O primeiro-ministro Naoto Kan disse a políticos que eles precisam “salvar o país” após o desastre, que segundo ele causou danos profundos em toda a faixa norte do país.

O tremor dividiu uma rodovia perto de Tóquio e derrubou vários prédios no nordeste japonês. Um trem estava desaparecido na região litorânea atingida pelo tsunami.

Um navio que levava 100 pessoas foi levado pelo tsunami, de acordo com a agência Kyodo, e imagens de TV mostraram a força da água, escurecida pelos destroços, carregando casas e carros e levando embarcações do mar para a terra.

Algumas usinas nucleares e refinarias de petróleo foram paralisadas, e havia fogo em uma refinaria e numa grande siderúrgica.

300 CORPOS

Cerca de 4,4 milhões de imóveis ficaram sem energia no norte do Japão, segundo a imprensa. Um hotel desabou na cidade de Sendai, e há temores de que haja soterrados. Na mesma cidade, 300 corpos foram encontrados pela polícia.

Impressionantes imagens de TV mostraram o tsunami carregando destroços e incêndios em uma grande faixa litorânea perto de Sendai, que tem cerca de 1 milhão de habitantes. Navios foram erguidos do mar e jogados no cais, onde ficaram caídos de lado.

Sendai fica a 300 quilômetros de Tóquio, e o epicentro do tremor, no mar, não fica muito distante dessa região.

A gigante eletrônica Sony, um dos maiores exportadores do país, fechou seis fábricas, informou a Kyodo. O Banco do Japão (Banco Central) prometeu medidas para assegurar a estabilidade do mercado financeiro, mas o iene e as ações de empresas japonesas registraram queda.
Filipinas, Taiwan e Indonésia emitiram alertas de tsunami, reavivando a lembrança do gigantesco maremoto que atingiu a Ásia em dezembro de 2004. O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico advertiu sobre riscos em países tão distantes quanto Colômbia, Chile e Peru, no outro lado do Pacífico, mas nada se concretizou até o momento.

O terremoto no Japão foi o quinto mais forte do mundo no último século.
Houve vários tremores secundários após o terremoto principal. Em Tóquio, os edifícios sacudiram violentamente. Uma refinaria de petróleo perto da cidade estava em chamas, com dezenas de tanques de armazenamento sob ameaça.

A emissora NHK mostrou chamas e colunas de fumaça negra saindo de um prédio em Odaiba, um subúrbio de Tóquio, e trens-balas que seguiam para o norte do país parados.
Fumaça escura também encobria uma região industrial em Yokohama. A TV mostrou moradores da cidade correndo para deixar prédios atingidos pelo tremor, protegendo as cabeças com as mãos enquanto destroços caiam sobre elas.

“O prédio sacudiu por bastante tempo e muitas pessoas na redação pegaram seus capacetes e se esconderam debaixo da mesa”, disse a correspondente da Reuters em Tóquio Linda Sieg.

“Isso foi provavelmente o pior que eu já vivi desde que vim morar no Japão há mais de 20 anos”

O tremor aconteceu pouco antes do fechamento do mercado em Tóquio, derrubando o índice Nikkei para a cotação mais baixa em cinco semanas. O desastre também prejudicou mercados em outras partes do mundo.

Fonte Reuters Brasil

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Estudantes protestam contra aumento da passagem de ônibus em Fortaleza

Estudantes de escolas e universidades públicas de Fortaleza realizam manifestação, na manhã desta quinta-feira (24), contra o aumento da passagem de ônibus na capital.

O ato terá concentração no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), na avenida 13 de Maio e segue até a sede da Etufor.

Estudantes querem passagem a R$ 1,40 e passe livre .

A ação é organizada pela União dos Estudantes Secundaristas da Região Metropolitana de Fortaleza (UESM).

Na pauta de reivindicação estão as seguintes reivindicações: redução da passagem de ônibus para R$ 1,40 e passe livre para estudantes.

Valor da tarifa subiu nesta quarta-feira

A partir do dia 6 de março, o valor da passagem de ônibus será de R$ 2,00. A meia sobe de R$0,90 para R$1.

A determinação aconteceu na tarde desta quarta-feira (23), após reunião da Etufor com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus) e empresários do setor.

 

Fonte : Portal Verdes Mares

domingo, 20 de fevereiro de 2011

A era da tecnologia

 
Esse vídeo é super interessante, pois aborda as novas tecnologias. C.A.I.P.O.R.A  e S.A.C.I vieram  revolucionar, assistam e descubram !


quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Cientistas brasileiros produzem biodiesel a partir da borra de café

Pesquisa feita pela USP (Universidade de São Paulo) demonstrou que é possível produzir biodiesel a partir do óleo essencial extraído da borra de café. A elaboração desse combustível foi comprovada em escala laboratorial.

Realizada pela professora de química Denise Moreira dos Santos, a pesquisa foi feita Programa Interunidades de Pós-Graduação em Energia da USP. Segundo o estudo, a produção desse biodiesel é recomendável para pequenas comunidades, com o objetivo de abastecer tratores e máquinas agrícolas. As informações são da Agência USP.

- No Brasil, há um grande consumo de café, calculado em duas a três xícaras diárias por habitante. Por isso, a produção de resíduo é intensa em bares, restaurantes, casas comerciais e residências. O óleo essencial, responsável pelo aroma do café, já é utilizado em química fina, mas sua extração diretamente de grãos de alta qualidade é muito cara.

A partir de um quilo de borra de café é possível extrair até 100 ml de óleo, o que geraria cerca de 12 ml de biodiesel.

- No Brasil são consumidas aproximadamente 18 milhões de sacas de 60 kg de café, num total de 1,08 milhões de toneladas, o que irá gerar uma quantidade considerável de resíduos.

- Produção do combustível

- O processo de obtenção do biodiesel é o mesmo adotado com outras matérias-primas.

- O óleo essencial é extraído da borra de café por meio da utilização de etanol como solvente. Após a extração, o óleo é posto em contato com um catalisador alcalino, que realiza uma reação de transesterificação com a qual se obtém o biodiesel.

As características dos ácidos graxos do óleo essencial do café são semelhantes aos da soja, embora estejam presentes em menor quantidade.

- Todo o experimento para obtenção de biodiesel foi realizado em escala laboratorial. O objetivo da pesquisa é mostrar aos alunos que é possível aproveitar um resíduo que é descartado no ambiente para a produção de energia.

Segundo Denise, que é professora do curso técnico de Química do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETPS), em São Paulo, a implantação do processo de produção do biocombustível em escala industrial dependeria de um trabalho de conscientização da população para não jogar fora a borra de café, que seria recolhida para extração do óleo.

- Sua utilização é indicada para pequenas comunidades agrícolas, que produziriam seu próprio biodiesel para movimentar máquinas.

Denise lembra que, em algumas fazendas de café, a borra é armazenada no refrigerador para ser usada como fertilizante. Entretanto, seu uso frequente pode fazer com que os óleos essenciais contaminem o solo. O aproveitamento desse resíduo para gerar energia pode não ser uma solução mundial, mas está ao alcance de pequenas localidades.

Fonte - Correio do Estado

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Sem medo de falar

O Jornalismo deve oferecer informação. Seu dever é servir a sociedade. Parabéns por não ter medo de falar !

R$ 52 milhões será o prêmio da Mega Sena neste sábado

Quem não gosta de ganhar dinheiro ?!? Ainda mais quando se trata de R$ 52 milhões. Isso mesmo, o prêmio acumulado no último sorteio será sorteado neste sábado, 12. Quem acertar as seis dezenas do concurso 1.257 da Caixa Econômica Federal leva a bolada.

Para os apostadores de plantão, o horário das apostas será até às 19h (horário de Brasília) e o horário do sorteio será às 20h, em Balneário Arroio do Silva, Sul de Santa Catarina, com transmissão ao vivo pela rede de televisão Bandeirantes.



sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Imparcialidade

Este é um dos mitos cultivados há mais de século: jornalista é imparcial. Ou tem obrigação de ser.
Ninguém é imparcial. Porque você é obrigado a fazer escolhas a todo instante. E ao fazer toma partido.
Quando destaco mais uma notícia do que outra faço uma escolha. Tomo partido.
Quando opino a respeito de qualquer coisa tomo partido.
Cobre-se do jornalista honestidade.
Não posso inventar nada. Não posso mentir. Não posso manipular fatos.
Mas posso errar - como qualquer um pode. E quando erro devo admitir o erro e me desculpar por ele.
Cobre-se do jornalista independência.
Não posso omitir informações ou subvertê-las para servir aos meus interesses ou a interesses alheios.
Se me limito a dar uma notícia devo ser objetivo. Cabe aos leitores tirarem suas próprias conclusões.
Se comento uma notícia ou analiso um fato, ofereço minhas próprias conclusões. Cabe aos leitores refletir a respeito, concordar, divergir ou se manter indiferente.
Jornalista é um incômodo. E é assim que deve ser. Se não for não é jornalista.

Texto retirado do Blog do Noblat
Ricardo Noblat

Imparcilidade

Achei esse vídeo super interessante, pois nós futuros jornalistas

discutimos diariamente na sala de aula sobre a IMPARCIALIDADE !

Será um mito ou realmente existe ? O que vocês acham ?

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Babau Paratodos

Esse é mais um trabalho fantástico do professor universitário Carlos Normando.

Francisco Raiumundo de Souza, mais conhecido como Babau do Pandeiro, é um artista peculiar de Fortaleza que sai vendendo seus cds pela cidade. Seus maiores sucessos são "Bebe água galinha" e "bota a caba pá berrá". Babau do Pandeiro foge do estilo musical tradicional, quem já ouviu suas marchinhas nunca esquece.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Fundação Carolina oferece 1.420 bolsas na Espanha

Há opções em cursos de pós-graduação em diversas áreas. Prazo de inscrições varia de março a junho


Estão abertas as inscrições para o Programa de Bolsas da Fundação Carolina referente ao ano acadêmico de 2011-2012. Nesta edição, são oferecidas 1.420 vagas em diversas áreas do conhecimento para jovens graduados de países ibero-americanos interessados em realizar cursos de pós-graduação na Espanha. O prazo para as candidaturas varia de 6 de março a 26 de junho.

Há opções para cursos de pós-graduação (910 bolsas), de doutorado (248 bolsas), formação permanente (232 bolsas) e para programas institucionais (30 bolsas). Enquanto os pedidos para auxílios de pós-graduação podem ser enviados até o dia 6 de março, o prazo para as oportunidades de doutorado e cursos institucionais se estende até o dia 17 de abril. As vagas de formação permanente, entretanto, podem ser solicitadas até o dia 26 de junho.

A iniciativa do governo espanhol beneficia tanto profissionais graduados, como pesquisadores e professores dos países que integram a Comunidade Ibero-Americana, com exceção da Espanha. Terão prioridade, no entanto, candidatos da Bolívia, Equador, El Salvador, Guatemala e Honduras.

Os bolsistas são escolhidos por um comitê com membros da Fundação e das universidades que oferecem os cursos. A escolha é feita com base no mérito acadêmico e profissional. Também são levados em conta a condição socioeconômica dos estudantes, equilíbrio geográfico (pessoas de regiões diversas) e paridade de gênero (homens e mulheres com a mesma oportunidade).

Os benefícios econômicos variam de acordo com cada modalidade. Mas, em geral, as bolsas são parciais e não cobrem todas as despesas que os estudantes terão durante os cursos. Os interessados devem preencher o formulário eletrônico de inscrição na página da Fundação Carolina.


Fonte: Universia



Maiores informações, visite:
http://noticias.universia.com.br/mobilidade-academica/noticia/2011/01/28/785125/fundao-carolina-oferece-1-420-bolsas-na-espanha.html